História,  Jornalismo,  Reportagem

Joe Sacco usa os quadrinhos para fazer reportagem histórica

O maltês Joe Sacco, radicado nos Estados Unidos desde a adolescência e reconhecido como o grande precursor do jornalismo em quadrinhos, também é um dos expoentes do gênero reportagem histórica. Seus trabalhos mais destacados nessa área são os livros Notas sobre Gaza e Palestina.

Nos últimos anos, Joe Sacco dedica-se, cada vez mais,  às reportagens menos extensas para oferecer sua narrativa em quadrinhos sobre regiões em conflito em vários quadrantes do mundo. No final de 2016, lançou no Brasil, pela Companhia das Letras, a obra Reportagens, uma coletânea de trabalhos para diferentes publicações, como a New York Times Magazine e o Boston Globe. O conjunto reúne temas socialmente relevantes, como a vida dos refugiados africanos em Malta e o drama de vítimas de criminosos de guerra. Em comum em todos eles, a perspectiva histórica – marca da sua obra jornalística.

Em 2014, Joe Sacco concedeu uma longa entrevista à revista cultural espanhola Jot Down e afirmou, entre outras coisas, que considera o jornalismo o primeiro degrau da história.

Quatro anos antes, uma dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por Juscelino Neco de Souza Júnior, intitulada Imagem, narrativa e discurso da reportagem em quadrinhos de Joe Sacco, examinou as particularidades da linguagem que vincula uma prática jornalística a uma forma de expressão artística. Esse trabalho acadêmico pode ser conferido aqui.