Jornalismo,  Reportagem

Poema em forma de quadrinhos homenageia um dos grandes nomes da literatura brasileira

Um rio, dois olhares

Por Ana Paula Bandeira

O chargista e cartunista Jarbas Domingos transformou a narrativa do poema O cão sem plumas em imagens. Foi a forma que o pernambucano encontrou de homenagear seu conterrâneo João Cabral de Melo Neto, autor do poema escrito em 1950, quando o poeta exercia função diplomática na Espanha.

A missão foi cumprida e está nas páginas da edição de janeiro da prestigiada revista Continente, uma publicação de jornalismo cultural recifense da Companhia Editora de Pernambuco. Jarbas Domingos usou seu talento com o desenho para registrar os 100 anos de nascimento de João Cabral de Melo Neto, um dos maiores talentos com as palavras que Pernambuco já concebera.

A riqueza da narrativa visual pode estar calcada no fato de o tema do poema O cão sem plumas ser caro e próximo não só ao autor, mas também ao cartunista. O Rio Capibaribe, que corta Recife, já inspirou tantos artistas e faz parte do olhar cotidiano de milhares de recifenses que vêm e vão pela cidade. Em O cão sem plumas, Cabral de Melo Neto  percorre a travessia do rio, até desembocar no mar, com um ar pesaroso e melancólico. Setenta anos depois, Jarbas Domingos refaz o caminho, aproximando, com olhar poético, o passado e o presente da vida que há no rio e no entorno dele.

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *