Diálogos,  História,  Jornalismo

Cenas da inesperada clausura

Ensaio fotográfico da alemã Julia Fullerton-Batten destaca-se na quinta edição do PhotoBrussels Festival

Por Mauro César Silveira

Muita resiliência e criatividade à flor da pele. Assim pode ser resumida a resposta de profissionais da área de fotografia ao desafio de registrar imagens do confinamento europeu entre março e junho de 2020. O conjunto dessa cenografia imersiva, refletindo a visão particular de 27 artistas selecionados entre centenas de participantes, compõe a grande exposição temática The World Within (O mundo interior), uma das atividades da quinta edição do PhotoBrussels Festival (PBF05), no Hangar Photo Art Center, em Bruxelas, que se estende até o próximo dia 27 de março. É uma instigante apresentação visual histórica, também exibindo, em livro de 312 páginas, com o mesmo título da mostra, 600 trabalhos fotográficos, alguns impressionistas, outros oníricos, mas todos convidando à reflexão.

Zewdi com as filhas Yabsra e Ehiopia, no 57º dia de confinamento, enquanto seu marido, motorista de ônibus, saía de casa diariamente Imagem: Julia Fullerton-Batten/International Photography Awards (IPA)

Dentre o laureado grupo de 27 pessoas, a produção da fotógrafa alemã Julia Fullerton-Batten, radicada em Londres desde 1986, merece uma atenção especial. Seu projeto chamado Looking Out from Within (Olhando de dentro) se constitui num belo exemplo de ensaio fotográfico – um gênero caro ao jornalismo europeu e que, no Brasil, conta com a publicação semestral ZUM, do Instituto Moreira Salles, como o espaço mais generoso para ser disseminado. Ela decidiu fazer retratos de seus vizinhos no bairro londrino onde mora, após divulgar sua intenção nas redes sociais e numa publicação local. Durante várias semanas, geralmente ao entardecer, apenas com a ajuda de seu filho de 12 anos para carregar o equipamento de iluminação, Julia Fullerton-Batten fotografou moradores e moradoras, de diferentes idades e atividades profissionais. A roupa e outros adereços foram combinados antes de cada sessão, bem como o local da residência em que iriam posar. E o distanciamento social se impôs: jamais houve contato físico entre ela e as pessoas retratadas. Janelas foram as intransponíveis barreiras de segurança em quase todos os casos.

Penelope, atriz e escritora, no seu 51º dia de isolamento Imagem: Julia Fullerton-Batten/International Photography Awards (IPA)

O magnífico ensaio de Julia Fullerton-Batten já obteve outras conquistas além da exposição atualmente em Bruxelas. Looking Out from Within a levou ao título de melhor profissional internacional de fotografia de 2020 do International Photography Awards (IPA), recebendo o cobiçado Troféu Lucie. O mesmo projeto também a tornou finalista do Sony World Photography Awards, que divulga seus vencedores em 15 de abril próximo. Na descrição da proposta, ela relembra como surgiu esse premiado trabalho: “Olhava para fora de casa, em 2020, quando chegou a Covid-19. A vida mudou. Provavelmente de forma irreversível. Eu me senti entorpecida. Não conseguia ficar desse jeito, perdida. Então, decidi documentar a nova existência diária de milhões de pessoas. Anunciei minha ideia nas redes sociais e no jornal local do meu bairro, no oeste de Londres. A resposta foi enorme. Presas em sua casas, as pessoas olham tristemente pela janela para um mundo diferente e desolado lá fora”.

A fotógrafa e o Troféu Lucie Imagem: Instagram

O resultado visual do ensaio fotográfico Looking Out from Within, de Julia Fullerton-Batten, é um documento tão jornalístico quanto histórico. De alta qualidade. Expressão artística dos tempos estranhos em que vivemos. Conheça mais o trabalho dessa excelente fotógrafa no seu organizado e plástico site, que pode ser acessado aqui.

 

VEJA AS FOTOS DE JULIA FULLERTON-BATTEN DIVULGADAS PELO SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS  

Clique em qualquer imagem para iniciar a galeria

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *