-
A internet quebrou a democracia?
Documentário mostra como a chamada mineração de dados influenciou eleições no Reino Unido e nos Estados Unidos Por Natália Huf As cinco empresas mais valiosas do mundo são de tecnologia. Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon, o “GAFAM” ou “Big Five”, fazem parte do setor que possui mais marcas entre as 100 mais valiosas do mundo, de acordo com a revista Forbes. Nos últimos anos, não tem sido fácil superar as tech companies, afinal, “dados são os recursos mais valorizados da Terra”, como pontua Brittany Kaiser, ex-funcionária da Cambridge Analytica e uma das principais entrevistadas no documentário Privacidade Hackeada (The Great Hack, 2019). Lançado no ano passado pela Netflix, o…
-
Quando o esforço coletivo é fundamental para o avanço da investigação jornalística
Por Mauro César Silveira Na minuciosa resenha do filme Spotlight – Segredos Revelados, publicada aqui no Jornalismo & História, Bárbara Dal Fabbro oferece, em riqueza de detalhes, os caminhos e descaminhos de um trabalho de reportagem extremamente complexo. A determinação do novo diretor de redação do jornal The Boston Globe, Marty Baron (interpretado por Liev Schreiber), ao assumir em 2001, de retomar uma acusação de abuso sexual dentro da Igreja Católica impôs uma daquelas tarefas de apuração jornalística que uma pessoa sozinha não consegue dar conta. Afinal, a informação perdida numa coluna do jornal de que o advogado Mitchell Garabedian (Stanley Tucci) denunciara a conivência do então cardeal arcebispo de…
-
Segredos e abusos obscurecidos pela fé
Como o The Boston Globe trouxe à luz centenas de atos de violência sexual praticados por padres católicos Por Bárbara Dal Fabbro A sétima arte não imita a vida, ela a representa, escancara e publiciza. Na obra cinematográfica vencedora do Oscar de Melhor Filme em 2016, como em tantas outras, o aviso prévio “baseado em fatos reais” faz com que o espectador encare a narrativa que se segue como um dado de realidade, como a representação fidedigna de acontecimentos, como a projeção imagética da vida cotidiana. Spotlight – Segredos Revelados (2015), disponível no Brasil através do canal Claro-NOW e das plataformas de streaming Amazon e UOL, narra a cobertura jornalística…
-
Aos 20 anos, Machado de Assis escreveu biografia do imperador Dom Pedro II
Texto foi encontrado pela historiadora Cristiane Teixeira em pesquisa sobre a revista O Espelho Por Natália Huf Em 6 de novembro de 1859, a revista semanal O Espelho publicou na primeira página uma biografia do então imperador Dom Pedro II. O texto não veio assinado, mas ocupava uma página costumeiramente ocupada por ninguém menos que Machado de Assis. A partir da investigação que resultou em sua dissertação de mestrado, a historiadora Cristiane Teixeira encontrou indícios de que o escritor é o autor da biografia. A pesquisa rendeu também o artigo publicado na revista ArtCultura, disponível para download gratuito no site do periódico. O Espelho foi uma “Revista Semanal de Literatura,…
-
Fábrica de heróis e vilões
O discurso jornalístico como construtor, ratificador e destruidor de mitos Por Bárbara Dal Fabbro Para compreender o jornalismo como uma instância remitificadora da sociedade, é preciso, primeiro, entender o conceito de mito e como ele é comumente utilizado. Para isso, é necessário um resgate histórico. Uma digressão que tem na Grécia, mais precisamente em Aristóteles, seu foco. O mito é uma presença constante em todas as culturas e em todos os tempos. É um dispositivo utilizado pelos antigos, para contar os fatos acontecidos em sua vivência cotidiana, utilizando-se da linguagem simbólica. Segundo Aristóteles, o mito (ou fábula) é a alma da tragédia grega. Trata-se da imitação de como certos personagens…