-
A estrela de Clarice Lispector brilha na Espanha
No mês do centenário do seu nascimento, vida e obra da escritora têm grande repercussão no maior país ibérico Por Mauro César Silveira Tão desconcertante como a pandemia que assola o mundo, como compara a escritora e crítica cultural aragonesa Mercè Ibarz, a poderosa literatura de Clarice Lispector dá as cartas nos meios jornalísticos espanhóis. Neste mês de dezembro, em que a brasileira nascida na Ucrânia completaria 100 anos, sua vida e obra resplandecem em diferentes formatos, sejam impressos ou digitais. Antes mesmo da efeméride, no dia 10, começaram a circular reportagens, ensaios, resenhas, comentários e notas, disseminados pelas diferentes regiões da península ibérica. E nada indica que o brilho…
-
A crônica jornalística que marcou a vida da autora de “A Hora da Estrela”
A morte do assaltante fugitivo conhecido como Mineirinho, no dia 1º de maio de 1962, depois de ser perseguido por uma força policial composta por 300 homens, seria tema de uma das crônicas jornalísticas de Clarice Lispector, publicada na edição do mês seguinte da revista Senhor, que circulou no Rio de Janeiro entre 1959 e 1964, inspirada em publicações estadunidenses, como Esquire e New Yorker. O texto, intitulado Um gramo de radium – Mineirinho, foi um dos dois prediletos da escritora – o outro é o conto O ovo e a galinha –, em toda sua prolífica carreira, como ela revelou na sua última entrevista, em 1977, concedida ao jornalista Júlio Lerner…
-
Javier Viveros: “As guerras são pedreiras inesgotáveis de histórias”
Maior roteirista de quadrinhos do Paraguai aborda a importância dessa arte visual para a reconstrução do passado Por R. Melissa Dos Santos Ele já era um renomado escritor e poeta quando, em meados da década passada, enveredou para o fascinante mundo dos quadrinhos. Hoje, se constitui num personagem importante da história do presente do Paraguai: mestre em Literatura pela Universidade Nacional de Assunção (UNA), membro da Academia Paraguaia da Língua Espanhola, atuante engenheiro informático e, indiscutivelmente, o mais prolífico e qualificado roteirista de livros ilustrados do país. Em pouco tempo, se tornou o grande protagonista do atual boom da chamada nona arte em terras paraguaias. É o coordenador de vários…
-
O virtual perpetuando o legado de Euclides da Cunha
Adaptação da SE2020 para o formato online rompeu barreiras e manteve vivo o Movimento Euclidiano Por Bárbara Dal Fabbro Ser maratonista e participar da Semana Euclidiana sempre foi um momento de encontros, conhecimento, pertencimento e alegria. Pode parecer estranho que crianças, adolescentes e adultos se unam, anualmente, de 9 a 15 de agosto, para estudar, debater e se aprofundar na obra de Euclides da Cunha. Sim, este é o mote da SE, mas não só ele. O Euclides estudado não é apenas o profissional, engenheiro, escritor e jornalista, mas o Euclides homem, com seus diversos interesses, valores morais e questionamentos sobre o mundo. Iniciei minha trajetória como maratonista ainda criança,…
-
Ana Paula Lacerda: “Realizar a Semana Euclidiana representa, para mim, participar da construção de um Brasil melhor”
Diretora de Cultura de São José do Rio Pardo fala do imenso desafio de organizar a 82ª edição desse evento e de como ele muda a vida das milhares de pessoas envolvidas nas suas múltiplas atividades Por Bárbara Dal Fabbro A trajetória de Ana Paula de Paulo Pereira de Lacerda nos mostra que não é preciso nascer rio-pardense para se tornar e identificar como euclidianista. O estudo sobre a obra do multifacetado Euclides da Cunha em suas mais diversas vertentes tem feito de São José do Rio Pardo (SP) a “meca do Euclidianismo” e trazido para o interior de São Paulo estudantes e pesquisadores de todo o Brasil e de…
-
A última entrevista de Quino oferece boas lições ao jornalismo
Por Mauro César Silveira O que nós, repórteres, podemos fazer para nos aproximar de uma pessoa arredia e tentar entrevistá-la? Algumas boas pistas podem ser encontradas no documentário Buscando a Quino, do ator e cineasta argentino Carlos “Boy” Olmi. A obra foi lançada em maio deste ano em alguns países de língua espanhola, quatro meses antes da morte do celebrado cartunista que criou a rebelde menina Mafalda – ícone mundial da luta contra a opressão política. Gravada dois anos atrás, mas somente divulgada em 2020, a produção superou um desafio que parecia quase intransponível. O personagem procurado para falar sobre sua vida sempre foi um homem muito tímido, de poucas…