-
A fragmentação da identidade pós-moderna
Inconsciente e redes sociais explicam a descentralização do “eu” Por Bárbara Dal Fabbro Em tempos de frenesi generalizado com a estreia do reality show com o formato de maior abrangência no globo e um nome bastante sugestivo, que remete ao homônimo personagem do livro de George Orwell, 1984, publicado originalmente em 1949, é possível se perceber na grande imprensa, em todos os seus gêneros e veículos, a predileção pela utilização do termo “identidade” para fazer referência àqueles que irão participar da atração televisionada. Programa esse que traz à memória outro interessante filme estrelado pelo versátil e talentoso Jim Carrey, O Show de Truman (1998), disponível na plataforma de streaming Netflix, e…
-
Duas reportagens reveladoras e as infinitas possibilidades do jornalismo autoral
Narrativas pessoais sobre os bastidores do WikiLeaks, de Natalia Viana, e as condições de trabalho dos dekasseguis, de Juliana Sayuri, têm grande valor histórico Por Mauro César Silveira O relato impressionista, na primeira pessoa do singular, com uma narrativa envolvente desde o primeiro parágrafo, não é uma cena incomum no jornalismo europeu. Pelo contrário. O protagonismo da pessoa que escreve está presente mesmo nos impressos mais tradicionais, que estimulam a produção de textos autorais, como acontece em trabalhos de maior fôlego do El País, da Espanha, especialmente em matérias produzidas por enviados especiais ou correspondentes internacionais. No Brasil, os canais de informação mais ortodoxos ainda resistem a essa tendência, embora…
-
Jornalismo escrito à mão: a pioneira e inovadora Gazeta de Buenos Aires
Primeiro manuscrito noticioso do Cone Sul nasceu sob a pena de um comerciante francês que adulava as autoridades da Coroa espanhola para viabilizar a publicação Por Mauro César Silveira Buenos Aires fervilhava nos anos 60 do século XVIII e as folhas volantes se multiplicavam cada vez mais. Percebendo o interesse dos portenhos em obter informações sobre os mais diferentes temas, seja pela crescente proliferação dos escritos avulsos ou pela intensa procura dos periódicos que chegavam da Espanha, o comerciante francês Jean Baptiste de La Salle – homônimo do santo católico – lançou, em 1764, a Gazeta de Buenos Aires. Ele reuniu várias folhas manuscritas em um pequeno caderno, com notícias…
-
“Cala a boca, que eu não te perguntei nada”
Documentário Cercados mostra os bastidores e desafios da cobertura jornalística da pandemia no Brasil Por Natália Huf Informação e emoção são boas palavras para definir o documentário Cercados – A imprensa contra o negacionismo na pandemia. Com foco nos grandes veículos de imprensa, o filme retrata os bastidores da cobertura jornalística sobre o Coronavírus, o governo brasileiro e o sistema de saúde. Depoimentos e vivências de profissionais de jornais impressos, rádios e emissoras de TV constroem a narrativa e mostram os desafios de trabalhar com tempo curto, jornadas e salários reduzidos e escassez de informações oficiais. Lançado em 3 de dezembro de 2020, o documentário está disponível no streaming GloboPlay. …