Mostra no Rio de Janeiro celebrou os 170 anos de Rui Barbosa

Inaugurada no dia cinco de novembro de 2019 e aberta até 2 de fevereiro de 2020, com entrada franca, a mostra Rui Barbosa 170 anos celebrou o nascimento do patrono de uma das principais instituições culturais do país, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Imagens: Divulgação/Casa de Rui Barbosa

A exposição reuniu objetos do acervo da FCRB que não participam do circuito museográfico tradicional e documentos de gênero textual e iconográfico que se referem ao jurista  e a sua família. O material selecionado  registra parte de sua atuação político-social e de sua vida privada e cultural.

A Fundação Casa de Rui Barbosa fica localizada na rua São Clemente, 134, bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

A IMPORTÂNCIA DO DIPLOMATA E POLÍTICO PARA O JORNALISMO BRASILEIRO

Conhecido como “Águia de Haia”, por sua atuação na Conferência de 1907 na Holanda, o baiano Rui Barbosa produziu uma obra muito citada nas aulas de Ética nos cursos de Jornalismo do país: A imprensa e o dever da verdade.  O livro é a transcrição de uma palestra que ele escreveu, mas não proferiu, por razões de saúde, no ano de 1920. “A verdade antes de tudo, senhores”, suplicava Rui Barbosa no texto sobre o papel dos meios de comunicação. Editada pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990,  por iniciativa do advogado e jornalista Freitas Nobre, então professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA), dirigida na época por José Marques de Melo, a obra mantém rigorosa atualidade em tempos das chamadas fake news. De domínio público , o livro de Rui Barbosa pode ser acessado aqui.